tag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post7787594108062577995..comments2022-04-03T13:32:02.814-07:00Comments on APRENDENDO HISTÓRIA: A Idéia de nação e nacionalismo do século XIX ao XXKleffersonhttp://www.blogger.com/profile/03109860827214605880noreply@blogger.comBlogger23125tag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-84419877605477263552010-04-14T12:52:01.180-07:002010-04-14T12:52:01.180-07:00klefferson farias
resposta 1. gostei muito das res...klefferson farias<br />resposta 1. gostei muito das respostas qque voces deixaram<br />continuem assimAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-89471629545423897912010-03-17T15:32:50.463-07:002010-03-17T15:32:50.463-07:00aluna:danna dantas madre celeste marambaia
o nacio...aluna:danna dantas madre celeste marambaia<br />o nacionalismo é a força política mais de característica dos séculos 19 e 20.<br />os seculos 16 e 17 podem ser chamados de seculo da guerras de religião.Com efeito,grandes movimentos políticos posteriores à revolução Francesa são expressões e efeitos da vontade nacional.<br />O tema nação motivou ressalta-se.De fato,tanto a ideia de nação quanto a materialização concreta das nações e dos nacionalismo a partir da revolução Francesa são marcadas pelas guerras.<br />afirmar a centralidade da Revolução Francesa como marco inicial da expansão das nações e dos nacionali8smos modernos não deve significar ignorar a existencia de antecedentes.<br />No caso da alemanha na primeira metade do seculo 18,ainda perfeitamente fragmentada e, por isto diminuida diante de estados nacionais ja constituido,a frança e inglaterra por exemplo a estrategia de superação do atraso e de pertencimento de alcance das potencias europeias,mobilizou,entre outros instrumentos um questionamento a hegemonia cultural Francesa.<br />Lessing,espírito retor do iluminismo alemão,vai buscar em shakespeare as armas contra um classicismo que pretensamente universal era naquelas circustancias a convalidação da autoridade e do ortodoxia que obliteravam formação da nação.Rousseu foi o primeiro e,pode-se dizer o mais importante propulsor da vontade e da ideia de nação.Autor de um projeto de constituição para corsega.Rousseau inspirou as ideias de uma república social baseada na pequena propriedade agricula.Rousseau mais de uma vez registrou a importancia de john locke(1632-1704)como referencia para elaboração de seu proprio pensamento político.Rousseau vai tomar locke como interlocutor.No centro da critica de rousseau esta a invocação da vontade geral contra o ditado do individualismo privatista de locke.Para locke,no segundo tratado sobre o governo civil de 1690,os 3 direitos inalienaveis dos homens são: o direito à vida, o direito a liberdade eo direito a propriedade.Jefferson,redator da declaração da independencia dos estados unidos,em 1776.Com efeito,com Rousseau constituiu-se não só uma ideia de republica democratica quanto esbouçou-se uma nação.<br />De fato a historia dos estados capitalista é marcada pela recorrente mobilização de instrumentos políticos discricionários,antidemocraticos,apresentados como providencias indispensáveis seja para construir a nação seja para assegurar a sua preservação contra seus inimigos.<br />O processo de unificação da italia deu-se entre 1861 e 1870 e foi particulamente complexo pela variedade e discrepância das forças,dos interesses,das ideias intervienientes.Em situação similar a da alemanha tambem.<br />A italia foi maracada pela longa permanencia de instituições tipicas da feudalidade.<br />A partir de 1830,a italia vai crescer o movimento por sua unificação nacional.A unificação italiana foi maracada pela disputa entre duas perspectivas a perspectiva liberal ea liberal democtaicaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-63183917248441211792010-03-16T18:33:25.627-07:002010-03-16T18:33:25.627-07:00madre celeste marambaia
luis felipe ,antonio casim...madre celeste marambaia<br />luis felipe ,antonio casimiro,gustavo mykael 9ano b<br /><br />O nacionalismo é uma antiga ideologia moderna: surgiu numa Europa pré-moderna e pós-medieval, a partir da superação da produção e consumo feudais pelo mercado capitalista, com a submissão dos feudos aos estados modernos (ainda absolutistas ou já liberais), com as reformas religiosas protestantes e a contrarreforma católica – fatos históricos estes que permitiram, ou até mais, que produziram o surgimento de culturas diferenciadas por toda a Europa, culturas que, antes, eram conformadas, deformadas e formatadas pelo cristianismo católico, com o apoio da nobreza feudalRousseau foi o mais importante propusor da vontade de criar uma nação, ele também inspirou o projetoliberalismo de Mazzini; o historicismo conservador de Ranke. De fato, tanto a idéia de nação quanto a materialização concreta das nações e dos nacionalismos a partir da Revolução Francesa são marcados pelas disputas e pelas tensões, pelos conflitos e pelas guerras. de nação norte-americana. No centro da crítica de Rousseau contra o pensamento de Locke está a invocação da “vontade geral”. A síntese dessa oposição está exemplarmente posta nas diferenças entre as tríades de Locke e a de Jefferson discípulo de Rousseau. Para Locke no Segundo tratado sobre o governo civil de 1690os três direitos inalienáveis dos homens são: o direito à vida, o direito à liberdade e o direito à propriedade. Jefferson redator da Declaração da Independência dos Estados Unidos em 1776 retoma a tríade de Locke alterando-a assim: os três direitos inalienáveis dos homens são: o direito à vida, o direito à liberdade e o direito à busca da felicidade. Essas tríades sumarizam as duas matrizes básicas do Estado burguês: a liberal inspirada em Locke e a democrática tributária da lição de RousseauRousseau, mais de uma vez, registrou a importância de John Locke (1632-1704) como referência para a elaboração de seu próprio pensamento político.<br /> Leitor e entusiasta dos grandes pensadores políticos da Antigüidade clássica e das virtudes cívicas dos antigos e do humanismo cívico renascentista, Rousseau vai tomar Locke como interlocutor, a quem respeita, mas a quem não pode seguir inteiramente. No centro da crítica de Rousseau está a invocação da “vontade geral” contra o ditado do individualismo privatista de Locke. A síntese dessa oposição está exemplarmente posta nas diferenças entre as tríades de Locke e a de Jefferson, discípulo de Rousseau. Para Locke , no Segundo tratado sobre o governo civil, de 1690, os três direitos inalienáveis dos homens são: o direito à vida, o direito à liberdade e o direito à propriedade. Jefferson, redator da Declaração da Independência dos Estados Unidos, em 1776, retoma a tríade de Locke alterando-a, assim: os três direitos inalienáveis dos homens são: o direito à vida, o direito à liberdade e o direito à busca da felicidade. Essas tríades sumarizam as duas matrizes básicas do Estado burguês: a liberal, inspirada em Locke, e a democrática, tributária da lição de Rousseau. Com efeito, com Rousseau constituiu-se não só uma idéia de república democrática, quanto esboçou-se uma nação.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-36675761285983907002010-03-16T17:44:10.107-07:002010-03-16T17:44:10.107-07:00aluna: jhuliane costa santos 9 ano b
INICIE-SE com...aluna: jhuliane costa santos 9 ano b<br />INICIE-SE com Otto Vossler (1949, p.1): “O nacionalismo é a força política mais característica dos séculos XIX e XX. Como os séculos XVI e XVII podem ser chamados de séculos das guerras de religião, o final do século XVII e o século XVIII de séculos do iluminismo, o século XIX e o XX, pode ser dito, são séculos do nacionalismo e acrescento ainda do imperialismo. Com efeito, todos os grandes movimentos políticos posteriores à Revolução Francesa são, expressões e efeitos da vontade nacional.”Rousseau e Jefferson; o conservadorismo exaltado de Burke; o idealismo de Fichte e Hegel; o liberalismo de Mazzini; o historicismo conservador de Ranke. De fato, tanto a idéia de nação quanto a materialização concreta das nações e dos nacionalismos a partir da Revolução Francesa são marcados pelas disputas e pelas tensões, pelos conflitos e pelas guerras.<br />Lessing, espírito retor do iluminismo alemão, vai buscar no barroco, em Shakespeare, as armas contra um classicismo que “pretensamente universal” era, naquelas circunstâncias, a convalidação da autoridade e da ortodoxia, que obliteravama formação da nação, da liberdade e da tolerância.<br />O argumento de Tocqueville é que a força da democracia norte-americana no século XIX assentava-se no fato de que o Estado precisa ser capaz de reconhecer os seus cidadãos como titulares de direitos, que lhe cabia prover. A negação dessa imagem de integração, pela presença da escravidão no sul do país, foi superadaAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-85207540751737343192010-03-16T16:12:09.477-07:002010-03-16T16:12:09.477-07:00Aluna: Mylenna Lima
série: 9ºano B
Madre Celest...Aluna: Mylenna Lima <br />série: 9ºano B <br />Madre Celeste Marambaia<br /><br />O nacionalismo é a força politica que mais caracterizou os séculos XIX e XX, pois todos os grandes movimentos politicos posteriores a revolução francesa, são efeitos da vontade nacional. <br />As idéias de nação, a materialização competa das nações e o nacionalismo, a partir da Revolução Frances, são marcadas por guerras, tensões, etc.<br />Para Otto Vossler, o pensador Rousseau foi o mais importante divulgador dos ideais de nação, realizando projetos e sendo motivo de inspiração do projeto de nação norte-americana. Outros estudiosos no assunto fazem uma crítica ao trabalho de Rousseau, dizendo ser este teorico ambiguo em seus estudos.<br />O modelo de nação estabelecido na Itália a partir de 1830 foi marcado pela disputa entre duas perspectivas: a perspectiva libera conservadora e a perspectiva liberal democratica. Ao final do processo de unificação, foi atendido somente o interesse dos ricos.<br />Entre a independencia e a constituição os E.U.A vivi uma disputa entre idéia de democrácia inspirada em Rousseau ea republica liberal de Hobbes e Locke.<br />A vitória foi dos federalistas, mas a corrente liberal democrática continuou sendo a referencia política norte-ameicana.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-63019179523605476032010-03-16T12:10:55.974-07:002010-03-16T12:10:55.974-07:00ALuNo : gIoVaNi vIeIrA 9 AnO A O nacionalismo é um...ALuNo : gIoVaNi vIeIrA 9 AnO A O nacionalismo é uma tese. Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação, mais precisamente com o ponto de vista ideológico. Segundo Ernst Gellner (1983) o nacionalismo é a ideologia fundamental da terceira fase da história da humanidade, a fase industrial, quando os estados nação se tornam a forma de organização político cultural que substitui o império.<br /><br />Costuma diferenciar-se do patriotismo devido à sua definição mais estreita. O patriotismo é considerado mais uma manifestação de amor aos símbolos do Estado, como o Hino, a Bandeira, suas instituições ou representantes. Já o nacionalismo apresenta uma definição política mais abrangente Por exemplo: da defesa dos interesses da nação antes de quaisquer outros e, sobretudo da sua preservação enquanto entidade, nos campos linguístico, cultural, etc., contra processos de destruição identitária ou transformação.<br /><br />São vários os movimentos dentro do espectro político-ideológico que se apropriam do nacionalismo, ora como elemento programático, ora como forma de propaganda. Durante o século XX, o nacionalismo permeou movimentos radicais como o fascismo, o nacional-socialismo e o integralismo no Brasil e em Portugal, especialmente durante o Estado Novo (Portugal).<br /><br />O nacionalismo é uma antiga ideologia moderna: surgiu numa Europa pré-moderna e pós-medieval, a partir da superação da produção e consumo feudais pelo mercado capitalista, com a submissão dos feudos aos estados modernos (ainda absolutistas ou já liberais), com as reformas religiosas protestantes e a contrarreforma católica – fatos históricos estes que permitiram, ou até mais, que produziram o surgimento de culturas diferenciadas por toda a Europa, culturas que, antes, eram conformadas, deformadas e formatadas pelo cristianismo católico, com o apoio da nobreza feudal.<br /><br />Surgiu como uma ideologia popular revolucionária, pois foi contrária ao domínio imperialista político-cultural do cristianismo católico que se apoiava nos nobres feudais e ajudava a sustentar a superada, limitada e limitante economia feudal, mas também como uma ideologia burguesa, pois as massas camponesas e o pequeno proletariado que também surgia passavam do domínio da nobreza feudal para o da burguesia industrial – e a ideologia dominante em uma sociedade é a ideologia das classes dominantes.<br /><br />Após a definitiva vitória político-cultural dos burgueses sobre a nobreza feudal – a qual foi submetida pela destruição ou pela absorção pela cultura e pela política burguesa – foi parcial e progressivamente deixado para trás, como uma ideologia que teria sido importante, mas que já não seria mais do que uma lembrança histórica.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-86497776988621377062010-03-15T17:41:10.980-07:002010-03-15T17:41:10.980-07:00Madre Celeste(Maranbaia)
alunos:Lucas de Ataíde e ...Madre Celeste(Maranbaia)<br />alunos:Lucas de Ataíde e Erik Pereira<br />Série:9 ano A<br /><br /> A centralidade da Revolução Francesa como marco inicial da expansão das nações e dos nacionalismos modernos não deve significar ignorar a existência de antecedentesde “protonacionalismos” para ficar com a expressão de Hobsbawm como é o caso das idéias de Lessing de Rousseau e de Herder.<br /> Lessing vai buscar as armas contra um classicismo que “pretensamente universal” era naquelas circunstâncias a convalidação da autoridade e da ortodoxia que obliteravam a formação da nação da liberdade e da tolerância.<br /> Rousseau foi o mais importante propusor da vontade de criar uma nação, ele também inspirou o projeto de nação norte-americana. No centro da crítica de Rousseau contra o pensamento de Locke está a invocação da “vontade geral”. A síntese dessa oposição está exemplarmente posta nas diferenças entre as tríades de Locke e a de Jefferson discípulo de Rousseau. Para Locke no Segundo tratado sobre o governo civil de 1690os três direitos inalienáveis dos homens são: o direito à vida, o direito à liberdade e o direito à propriedade. Jefferson redator da Declaração da Independência dos Estados Unidos em 1776 retoma a tríade de Locke alterando-a assim: os três direitos inalienáveis dos homens são: o direito à vida, o direito à liberdade e o direito à busca da felicidade. Essas tríades sumarizam as duas matrizes básicas do Estado burguês: a liberal inspirada em Locke e a democrática tributária da lição de Rousseau. Com efeito com Rousseau constituiu-se não só uma idéia de república democrática quanto esboçou-se uma nação.<br /> Resuma-se o argumento dizendo que no final do século XVIII e início do XIX emergiram idéias que deram origem a um complexo político-cutural que chamado aqui de proto-nacionalismo alimentou projetos concretos de construção nacional no século XIX em quatro grandes vertentes: 1. a liberal-burguesa 2. a democrático-burguesa 3. a contra-revolucionária 4. a socialista. A primeira dessas vertentes é representada emblematicamente pelo caso norte-americanoa segunda vertente materializou-se na experiência francesa no período da convenção jacobina e na primeira fase da Revolução de 1848 a terceira vertente abarca a experiência da Restauração Bourbônica de 1815 e a unificação alemã sob tutela prussiana a quarta vertente é representada pela experiência da Comuna de Parisde 1871.<br />Como é o caso da Itália que merece destaque.<br /> Em situação similar com a Alemanha também a Ítalia foi marcada por uma longa permanência instituições típicas da feudalidade ou seja na Alemanha a restauração do Sacro Império Romano-Germânico obsedou e condenou o país a uma longa e dramatica aposta no passado na Itália esse papel de atrelamento ao arcaico foi exercido pela igualmente longa dominação papal que num assomo algo delirante nos estertores de seu poder desafiou a modernidade com as encíclicas Quanta cura de 1864 e Syllabus de 1870 agônicas reações de Pio IX à secularização crescente.<br /> À Itália vai crescer a partir de 1830 com o movimento de sua unificação nacional um processo que vai desafiar o porder dos Habsburgo e seus domínios italianos quanto a velha dinastia alemã quanto o papa e seus territorios e sua protetora a França.<br /> Tocqueville fala que a força da democracia norte-americana no século XIX assentava-se no fato de que o Estado precisa ser capaz de reconhecer os seus cidadãos como titulares de direitos que lhe cabia prover. A negação dessa imagem de integração pela presença da escravidão no sul do país foi superada pela Guerra Civil que também resultou em ampliação do acesso à terra para uma enorme corrente migratória que a partir de 1880 a correu aos Estados Unidos.<br /> A finalidade das nações-estado era a guerra: “A guerra não é só uma necessidade prática: é também uma necessidade teórica uma exigência da lógica. O conceito de estado implica o conceito de guerra já que a essência do estado é a potência. O estado é o povo organizado em potência "soberana". (Treitschke apud Fontana2004p.229)Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-77369401342798601672010-03-15T17:37:25.088-07:002010-03-15T17:37:25.088-07:00escola : Madre celeste
aluna : Andressa camila cr...escola : Madre celeste <br />aluna : Andressa camila cruz<br />série : 9 ano B<br /><br />A idéia de nação e nacionalismo do século XIX ao XX'<br />Bem, o nacionalismo é a ideologia fundamental da terceira fase da história da humanidade,e a fase industrial,é tambem e um dos maiores acontecimentos do séculos XIX e XX.Inicia-se com Otto Vossler,“O nacionalismo é a força política mais característica dos séculos XIX e XX. Como os séculos XVI e XVII podem ser chamados de séculos das guerras de religião, o final do século XVII e o século XVIII de séculos do iluminismo, o século XIX e o XX, pode ser dito, são séculos do nacionalismo e acrescento ainda do imperialismo.Também todos os grandes movimentos políticos posteriores à Revolução Francesa são, expressões e efeitos da vontade nacional.” Afirmar a centralidade da Revolução Francesa como marco inicial da expansão das nações e dos nacionalismos modernos não deve significar ignorar a existência de antecedentes, de “protonacionalismos” para ficar com a expressão de Hobsbawm, como é o caso do pensamento de Lessing, de Rousseau e de Herder. Rousseau, mais de uma vez, registrou a importância de John Locke como referência para a elaboração de seu próprio pensamento político.Apartir do ano de 1830,na Itália vai crescer o movimento pela sua unificação nacional num processo que confrontou o poder dos Habsburgo e os dominios da Itália. Analisando o processo de ressurgimento da Itália.<br />Antonio Gransci disse que o partido da ação Mazzini e Gribol foi guiado por moradores , o resultado final é que a unificação atendeu os moradores, no entanto atendeu os interesses do grande capital, dos latifundiarios da nobreza aburguesada para o processo revolucionário da revolução Francesa que por sinal é um mal a ser combatido pois a matriz é de todos.A revolução convoca a 'fraternidade universal' o pensamento contra-revolucionario será um esteio significativo do nacionalismo conservador.O conceito de estado implica o conceito de guerra, já que a essência do estado é a potência. O estado é o povo organizado em potência soberana”. (Treitschke apud Fontana, 2004, p.229)A finalidade das nações-estado era a guerra:'A guerra não é so uma necessidade pratica e tambem uma necessidade teorica'.A nação não e uma arma por excelência, que a direita manipulava para Golpear seja o socialismo ou reivendicações democraticas.assim com a guerra noções criaram conceitos de guerra para que os estados virasem potências soberanas, a guerra foi a prinpal causa da revolução.Assim nacionalismos a partir da Revolução Francesa e marcados pelas disputas e pelas tensões, pelos conflitos e pelas guerras.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-59315941133907835282010-03-15T16:02:59.960-07:002010-03-15T16:02:59.960-07:00Madre Celeste (Marambaia)
Aluna: Paula Oliveira
Sé...Madre Celeste (Marambaia)<br />Aluna: Paula Oliveira<br />Série: 9º ano A<br /><br /><br />O nacionalismo é um dos maiores acontecimentos do séculos XIX e XX. Como os séculos XVI e XVII podem ser chamados de séculos das guerras de religião, o final do século XVII e o século XVIII de séculos do iluminismo, o século XIX e o XX, pode ser dito, são séculos do nacionalismo e do imperialismo. Com efeito, todos os grandes movimentos políticos posteriores à Revolução Francesa são, expressões e efeitos da vontade nacional.” Afirmar a centralidade da Revolução Francesa como marco inicial da expansão das nações e dos nacionalismos modernos não deve significar ignorar a existência de antecedentes, de “protonacionalismos” para ficar com a expressão de Hobsbawm, como é o caso do pensamento de Lessing, de Rousseau e de Herder. Rousseau, mais de uma vez, registrou a importância de John Locke como referência para a elaboração de seu próprio pensamento político.A partir de 1830, a Itália vai ver crescer o movimento por sua unificação nacional, num processo que confrontou tanto o poder dos Habsburgo e seus domínios italianos quanto a velha dinastia alemã, que dominava a Sicília, quanto o papa e seus territórios e sua protetora, a França. A unificação italiana foi marcada pela disputa entre duas perspectivas: a perspectiva liberal conservadora representada por Camillo B. Cavour e a liberal-democrática sintetizada nas figuras de Giuseppe Mazzini e Giuseppe Garibaldi .Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-75798449268437553082010-03-15T15:59:34.288-07:002010-03-15T15:59:34.288-07:00Escola Madre Celeste
Alunas: Yasmim Mendes, Rayann...Escola Madre Celeste<br />Alunas: Yasmim Mendes, Rayanne Caetano e Annalyssa Linhares<br />9 ano A <br /><br /><br /> Segundo Ernst Gellner (1933) o nacionalismo é a ideologia fundamental da terceira fase da história da humanidade, a fase industrial. <br />Não devemos confundi patriotismo com nacionalismo. Patriotismo é considerado mais uma manifestação de amor aos símbolos do estado, como o hino, a bandeira. Já o nacionalismo apresenta uma definição política mais abrangente. <br />Durante o séc. XX, o nacionalismo permeou movimentos radicais como o fascismo, o nacional-socialismo e o integralismo no Brasil e Portugal.<br />Surgiu como uma ideologia popular revolucionária, pois foi contrária ao domínio imperialista político-cultural do cristianismo católico que se apoiava nos nobres feudais e ajudava a sustentar a superada, limitada e limitante economia feudal.<br />Mas também como uma ideologia burguesa, pois as massas camponesas e o pequeno proletariado que também surgia passavam do domínio da nobreza feudal para o da burguesia industrial – e a ideologia dominante em uma sociedade é a ideologia das classes dominantes.<br />Após a definitiva vitória político-cultural dos burgueses sobre a nobreza feudal – a qual foi submetida pela destruição ou pela absorção pela cultura e pela política burguesa – foi parcial e progressivamente deixado para trás, como uma ideologia que teria sido importante, mas que já não seria mais do que uma lembrança histórica.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-16725520906024612282010-03-15T15:59:01.460-07:002010-03-15T15:59:01.460-07:00Madre Celeste (Marambai)
Aluna : Paula Oliveira
Sé...Madre Celeste (Marambai)<br />Aluna : Paula Oliveira<br />Série : 9º ano B<br /><br />O nacionalismo é um grande acontecimento dos séculos XIX e XX. Como os séculos XVI e XVII podem ser chamados de séculos das guerras de religião, o final do século XVII e o século XVIII de séculos do iluminismo, o século XIX e o XX, pode ser dito, são séculos do nacionalismo e do imperialismo. Com efeito, todos os grandes movimentos políticos posteriores à Revolução Francesa são, expressões e efeitos da vontade nacional.Afirmando a centralidade da Revolução Francesa como marco inicial da expansão das nações e dos nacionalismos modernos não deve significar ignorar a existência de antecedentes, de “protonacionalismos” para ficar com a expressão de Hobsbawm, como é o caso do pensamento Lessing, de Rousseau e de Herder.Rousseau, mais de uma vez, registrou a importância de John Locke , como referência para a elaboração de seu próprio pensamento político.A partir de 1830, a Itália vai ver crescer o movimento por sua unificação nacional, num processo que confrontou o poder dos Habsburgo e seus domínios italianos quanto a velha dinastia alemã, que dominava a Sicília, quanto o papa e seus territórios e sua protetora, a França. A unificação italiana foi marcada pela disputa entre duas perspectivas: a perspectiva liberal conservadora representada por Camillo B. Cavour e a liberal-democrática sintetizada nas figuras de Giuseppe Mazzini e Giuseppe Garibaldi.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-66830117892751575642010-03-15T15:47:45.331-07:002010-03-15T15:47:45.331-07:00Escola : madre celeste , marambaia
Aluna : Malu A...Escola : madre celeste , marambaia <br />Aluna : Malu Amorim<br />Turma : 9º A <br /><br /><br />“O nacionalismo é a força política mais característica dos séculos XIX e XX. Como os séculos XVI e XVII podem ser chamados de séculos das guerras de religião, o final do século XVII e o século XVIII de séculos do iluminismo, o século XIX e o XX, pode ser dito, são séculos do nacionalismo e acrescento ainda do imperialismo. Com efeito, todos os grandes movimentos políticos posteriores à Revolução Francesa são, expressões e efeitos da vontade nacional.” Afirmar a centralidade da Revolução Francesa como marco inicial da expansão das nações e dos nacionalismos modernos não deve significar ignorar a existência de antecedentes, de “protonacionalismos” para ficar com a expressão de Hobsbawm, como é o caso das idéias de Lessing, de Rousseau e de Herder.Rousseau, mais de uma vez, registrou a importância de John Locke (1632-1704) como referência para a elaboração de seu próprio pensamento político.A partir de 1830, a Itália vai ver crescer o movimento por sua unificação nacional, num processo que confrontou tanto o poder dos Habsburgo e seus domínios italianos quanto a velha dinastia alemã, que dominava a Sicília, quanto o papa e seus territórios e sua protetora, a França. A unificação italiana foi marcada pela disputa entre duas perspectivas: a perspectiva liberal conservadora representada por Camillo B. Cavour (1810-1861) e a liberal-democrática sintetizada nas figuras de Giuseppe Mazzini (1805-1872) e Giuseppe Garibaldi (1807-1882).Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-89450495943330961592010-03-15T15:27:55.306-07:002010-03-15T15:27:55.306-07:00Escola : Madre Celeste da marambaia.
serie : 9°ano...Escola : Madre Celeste da marambaia.<br />serie : 9°ano A.<br />Alunas : Sofia Almeida e Ana Carla Sarges.<br />A idéia de nação e nacionalismo do século XIX ao XX .<br /><br />O nacionalismo iniciou-se com Otton vosller no ano de 1949, a ideia nacionalista era a força politica que mais caracterizava os séculos XIX e XX, que podiam também ser chamados de séculos das guerras de religiões junto com os séculos XVI e XVII no fim do iluminismo .<br />Os principais movimentos politicos posteriores da revolução francesa são expressões e efeitos da vontade nacional em geral.O nacionalismo moderno não deve significar ignorar a existência de antecedentes, de ‘protonacionalismos’ para ficar com a expressão de Hobsbawm. As idéias de uma republica social baseada em pequenas propriedades agrícolas nasceu de Rousseau, que foi protegida pela corrupção que seria indissociavel da grande cidade Rousseau constitui-se. Não foi so uma ideia de republica democratica quando esboçou-se uma nação. Apartir do ano de 1830,na Itália vai crescer o movimento pela sua unificação nacional num processo que confrontou o poder dos Habsburgo e os dominios da Itália. Analisando o processo de ressurgimento da Itália. <br /> Antonio Gransci disse que o partido da ação Mazzini e Gribol foi guiado por moradores , o resultado final é que a unificação atendeu os moradores, no entanto atendeu os interesses do grande capital, dos latifundiarios da nobreza aburguesada para o processo revolucionário da revolução Francesa que por sinal é um mal a ser combatido pois a matriz é de todos. <br />A revolução francesa chama a fraternidade entre as nações, pensar contra os revolucionários é um estreito pensamento do nacionalismo conservador.<br />A finalidade das nações-estados era a guerra , que era uma necessidade pratica, era também uma necessidade teórica, uma exigência da lógica. O conceito de estado implicava com o conceito de guerra, a nação era comparada a uma arma por excelência que a direita manipulava para golpear as reivindicações democráticas e o socialismo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-38729774771916019272010-03-15T13:48:15.100-07:002010-03-15T13:48:15.100-07:00Alunas: Ana Luiza Motta e Karina Amorim
série:9° a...Alunas: Ana Luiza Motta e Karina Amorim<br />série:9° ano A<br />Madre Celeste Marambaia<br />Com o início do Otto Vossler “O nacionalismo é a força política mais característica dos séculos XIX e XX. Como os séculos XVI e XVII podem ser chamados de séculos das guerras de religião, o final do século XVII e o século XVIII de séculos do iluminismo, o século XIX e o XX, pode ser dito, são séculos do nacionalismo e acrescento ainda do imperialismo. Com efeito, todos os grandes movimentos políticos posteriores à Revolução Francesa são, expressões e efeitos da vontade nacional.”<br />A centralidade da Revolução Francesa como marco inicial da expansão das nações e dos nacionalismos modernos não deve significar ignorar a existência de antecedentes, de “protonacionalismos” para ficar com a expressão de Hobsbawm, como é o caso das idéias de Lessing, de Rousseau e de Herder.<br />Alemanha na primeira metade do século XVIII, ainda perfeitamente fragmentada e, por isto, diminuída diante de Estados Nacionais já constituídos, como a França e a Inglaterra, por exemplo, a estratégia de superação do “atraso”, e de “pertencimento”de alcance das potências européias, mobilizou, entre outros instrumentos, um questionamento à hegemonia cultural francesa. E Rousseau, mais de uma vez, registrou a importância de John Locke (1632-1704) como referência para a elaboração de seu próprio pensamento político.<br />O processo de unificação da Itália deu-se entre 1861 e 1870, e foi particularmente complexo pela variedade e discrepância das forças, dos interesses e das idéias intervenientes. Em situação similar à da Alemanha, também a Itália foi marcada pela longa permanência de instituições típicas da feudalidade. Se na Alemanha a quimera da restauração do Sacro Império Romano-Germânico obsedou e condenou o país a uma longa e dramática aposta no passado, na Itália esse papel de atrelamento ao arcaico foi exercido pela igualmente longa dominação papal, que num assomo algo delirante, nos estertores de seu poder, desafiou a modernidade com as encíclicas Quanta cura, de 1864, e Syllabus, de 1870, agônicas reações de Pio IX à secularização crescente.<br />A partir de 1830, a Itália vai ver crescer o movimento por sua unificação nacional, num processo que confrontou tanto o poder dos Habsburgo e seus domínios italianos quanto a velha dinastia alemã.<br />também sob o signo da contra-revolução que se deve enquadrar o movimento que vai resultar na unificação da Alemanha, em 1871.<br />Novamente se alerte que, ao afirmar a centralidade conservadora do movimento político-ideológico que levou à unificação da Alemanha, não se está ignorando a existência de correntes teóricas e movimentos políticos concretos, como os que se expressaram na Revolução de 1848-1849, que reivindicaram a construção de uma Alemanha democrática. São emblemáticos dessa postura o grande poeta romântico <br />Ao final do século XIX, a idéia de nação na Europa estava em grande medida enclausurada pelo pensamento conservador: tanto na Espanha quanto na França e Alemanha. A nação como a arma, por excelência, que a direita manipulava para golpear seja as reivindicações democráticas seja o socialismo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-83285606155263662772010-03-15T13:16:50.364-07:002010-03-15T13:16:50.364-07:00Escola Madre Celeste
Aluna: Yasmim Mendes
9 ano A
...Escola Madre Celeste<br />Aluna: Yasmim Mendes<br />9 ano A<br /> Segundo Ernst Gellner (1933) o nacionalismo é a ideologia fundamental da terceira fase da história da humanidade, a fase industrial.<br /> Não devemos confundi patriotismo com nacionalismo. Patriotismo é considerado mais uma manifestação de amor aos símbolos do estado, como o hino, a bandeira. Já o nacionalismo apresenta uma definição política mais abrangente.<br /> Durante o séc XX, o nacionalismo permeou movimentos radicais como o fascismo, o nacional-socialismo e o integralismo no Brasil e Portugal.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-27925494864118351862010-03-15T13:08:30.514-07:002010-03-15T13:08:30.514-07:00Escola Madre Celeste da Marambaia
série: 9ºano A
...Escola Madre Celeste da Marambaia<br />série: 9ºano A <br />alunos:luan alcântara,Patrik Renné<br /><br />A Idéia de nação e nacionalismo do século XIX ao XX.<br /><br />Inicia-se com Otto Vossoler em 1949."O nacionalismo era a força mais caracterizadas dos séculos XIX eo XX.Como nos séculos XVI eo XVII eram chamados de séculos das guerras. No Século XIX eo XX pode ser dito,são séculos do nacionalismo e acrescentando ainda do imperialismo.<br />Diz Otto Vossoler(1949)"Rosseou foi o primeiro ,<br />pode se dizer,o mais importante propulsor da vontade e da ideia de nação,Rosseu firme defensor da autonomia genébriana,auotr de um projeto de constituição para a corsega, de uma proposta de reforma de constituição polonesa,Rosseau tambem inspirouse no projeto de nação norte-americana,que se associa a thomos jefferson(1743-1826).<br />O processo de unificação de italia deu-se entre 1861 e 1876,e foi particulamente complexo pela variedade e desecrepância das forças,dos interreses e dos ideias intervinientes.<br />A finalidade das nações-estado era a guerra: “A guerra não é só uma necessidade prática: é também uma necessidade teórica, uma exigência da lógica. O conceito de estado implica o conceito de guerra, já que a essência do estado é a potência. O estado é o povo organizado em potência soberana”.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-60538341834499230212010-03-15T13:06:26.998-07:002010-03-15T13:06:26.998-07:00Escola Madre Celeste - Marambaia
Alunas: Gabriela ...Escola Madre Celeste - Marambaia<br />Alunas: Gabriela Rodrigues e Natália Rodrigues<br />9º ano <br /><br />O nacionalismo é força política mais característica nós séculos XIX e XX. A idéia de nação quanto a materialização concentrada das nações e dos nacionalismos a partir da Revolução Francesa são pelas disputas e tensões, conflitos e guerras. Com o exemplo da Alemanha, na primeira metade do século XVIII, ainda perfeitamente fragmentada e, por isto, diminuída diante de Estados Nacionais já constituídos, como a França e a Inglaterra, por exemplo, a estratégia de superação do “atraso”, e de “pertencimento”de alcance das potências européias, mobilizou, entre outros instrumentos, um questionamento à hegemonia cultural francesa. No século XVIII e XIX, surgiram autores e idéias que, heterogêneos em suas vinculações filosóficas deram origem a um complexo político-cutural que, chamado aqui de proto-nacionalismo, alimentou projetos concretos de construção nacional no século XIX em quatro grandes vertentes: um. A liberal-burguesa; 2. A democrático-burguesa; 3. a contra-revolucionária; 4. A socialista. A partir de 1830, a Itália vai ver crescer o movimento por sua unificação nacional, num processo que confrontou tanto o poder dos Habsburgo e seus domínios italianos quanto a velha dinastia alemã, que dominava a Sicília, quanto o papa e seus territórios e sua protetora, a França. A unificação italiana foi marcada pela disputa entre duas perspectivas: a perspectiva liberal conservadora.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-85396053920450124002010-03-15T12:29:46.837-07:002010-03-15T12:29:46.837-07:00Escola Madre Celeste da Marambaia
Alunos Fernando ...Escola Madre Celeste da Marambaia<br />Alunos Fernando Maia,Aléxis Gabriel,Andrey Ferreira e Daniel Martins 9 ano A<br />Inicia-se com Otto Vossler,“O nacionalismo é a força política mais característica dos séculos XIX e XX. Como os séculos XVI e XVII podem ser chamados de séculos das guerras de religião, o final do século XVII e o século XVIII de séculos do iluminismo, o século XIX e o XX, pode ser dito, são séculos do nacionalismo e acrescento ainda do imperialismo. Com efeito, todos os grandes movimentos políticos depois da Revolução Francesa são, expressões e efeitos da vontade nacional.”<br />O primeiro e, pode-se dizer, o mais importante propulsor da vontade e da idéia de nação”foi o Rousseau,firme defensor da autonomia genebrina, autor de um projeto de constituição para a Córsega, de uma proposta de reforma da constituição polonesa, Rousseau inspirou também o projeto de nação norte-americana, que se associa a Thomas Jefferson (1743-1826). São de Rousseau as idéias de uma república social baseada na pequena propriedade agrícola, protegida da corrupção, que seria indissociável da grande cidade.<br />Havia uma oposição entre as tríades de Locke e a de Jefferson,segundo Locke:os três direitos inalienáveis dos homens são: o direito à vida, o direito à liberdade e o direito à propriedade,mas segundo Jefferson os três direitos dos homens seriam:o direito à vida, o direito à liberdade e o direito à busca da felicidade,tributária da lição de Rousseau,tendo não só uma idéia de república democrática, quanto esboçou-se uma nação.<br />No final do século XVIII e início do XIX, emergiram autores e idéias que, heterogêneos em suas vinculações filosóficas,que deram origem ao proto-nacionalismo, alimentando projetos concretos de construção nacional no século XIX em quatro grandes vertentes: 1. a liberal-burguesa; 2. a democrático-burguesa; 3. a contra-revolucionária; 4. a socialista. A primeira dessas vertentes é representada emblematicamente pelo caso norte-americano; a segunda vertente materializou-se na experiência francesa, no período da convenção jacobina e na primeira fase da Revolução de 1848; a terceira vertente abarca a experiência da Restauração Bourbônica de 1815 e a unificação alemã sob tutela prussiana; a quarta vertente é representada pela experiência da Comuna de Paris, de 1871.<br />No século XIX,surgiram vários casos de nações com projetos de contrução nacional,como a Itália,França,Estados Unidos e Alemanha.<br />O processo de unificação da Itália deu-se entre 1861 e 1870, e foi particularmente complexo pela variedade e discrepância das forças, dos interesses e das idéias intervenientes,também marcada pela longa permanência de instituições típicas da feudalidade.A partir de 1830, a Itália vai ver crescer o movimento por sua unificação nacional, num processo que confrontou tanto o poder dos Habsburgo e seus domínios italianos quanto a velha dinastia alemã, que dominava a Sicília, quanto o papa e seus territórios e sua protetora, a França. A unificação italiana foi marcada pela disputa entre duas perspectivas: a perspectiva liberal conservadora representada por Camillo B. Cavour (1810-1861) e a liberal-democrática sintetizada nas figuras de Giuseppe Mazzini (1805-1872) e Giuseppe Garibaldi (1807-1882).<br />A situação dos Estados Unidos no século XIX assentava-se no fato de que o Estado precisa ser capaz de reconhecer os seus cidadãos como titulares de direitos, que lhe cabia prover. A negação dessa imagem de integração, pela presença da escravidão no sul do país, foi superada pela Guerra Civil (1861-1865),<br />A Alemanha não foi um movimento de libertação do jugo estrangeiro, senão que construiu um poder político, disse Benedetto Croce (1950, p.262). A formação do Estado Nacional a partir de uma estratégia militarista liderada pela Prússia e as guerras de 1862, contra a Dinamarca, de 1866, contra a Áustria, e 1870, contra a França.<br />A nação como a arma, por excelência, que a direita manipulava para golpear seja as reivindicações democráticas seja o socialismo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-76724314915599744192010-03-15T11:42:24.184-07:002010-03-15T11:42:24.184-07:00Aluna: Camila Fernandes
série: 9ºano A
Madre Ce...Aluna: Camila Fernandes <br />série: 9ºano A <br />Madre Celeste Marambaia<br /><br />O nacionalismo é a força politica que mais caracterizou os séculos XIX e XX, pois todos os grandes movimentos politicos posteriores a revolução francesa, são efeitos da vontade nacional. <br /> As idéias de nação, a materialização competa das nações e o nacionalismo, a partir da Revolução Frances, são marcadas por guerras, tensões, etc.<br /> Para Otto Vossler, o pensador Rousseau foi o mais importante divulgador dos ideais de nação, realizando projetos e sendo motivo de inspiração do projeto de nação norte-americana. Outros estudiosos no assunto fazem uma crítica ao trabalho de Rousseau, dizendo ser este teorico ambiguo em seus estudos.<br /> O modelo de nação estabelecido na Itália a partir de 1830 foi marcado pela disputa entre duas perspectivas: a perspectiva libera conservadora e a perspectiva liberal democratica. Ao final do processo de unificação, foi atendido somente o interesse dos ricos.<br /> Entre a independencia e a constituição os E.U.A vivi uma disputa entre idéia de democrácia inspirada em Rousseau ea republica liberal de Hobbes e Locke.<br /> A vitória foi dos federalistas, mas a corrente liberal democrática continuou sendo a referencia política norte-ameicana.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-65357309178219494742010-03-15T11:25:44.014-07:002010-03-15T11:25:44.014-07:00Escola Madre Celeste da Marambaia
Alunos Fernando ...Escola Madre Celeste da Marambaia<br />Alunos Fernando Maia,Andrey Ferreira e Daniel Martins 9 ano A<br />Inicia-se com Otto Vossler,“O nacionalismo é a força política mais característica dos séculos XIX e XX. Como os séculos XVI e XVII podem ser chamados de séculos das guerras de religião, o final do século XVII e o século XVIII de séculos do iluminismo, o século XIX e o XX, pode ser dito, são séculos do nacionalismo e acrescento ainda do imperialismo. Com efeito, todos os grandes movimentos políticos depois da Revolução Francesa são, expressões e efeitos da vontade nacional.”<br />O primeiro e, pode-se dizer, o mais importante propulsor da vontade e da idéia de nação”foi o Rousseau,firme defensor da autonomia genebrina, autor de um projeto de constituição para a Córsega, de uma proposta de reforma da constituição polonesa, Rousseau inspirou também o projeto de nação norte-americana, que se associa a Thomas Jefferson (1743-1826). São de Rousseau as idéias de uma república social baseada na pequena propriedade agrícola, protegida da corrupção, que seria indissociável da grande cidade.<br />Havia uma oposição entre as tríades de Locke e a de Jefferson,segundo Locke:os três direitos inalienáveis dos homens são: o direito à vida, o direito à liberdade e o direito à propriedade,mas segundo Jefferson os três direitos dos homens seriam:o direito à vida, o direito à liberdade e o direito à busca da felicidade,tributária da lição de Rousseau,tendo não só uma idéia de república democrática, quanto esboçou-se uma nação.<br />No final do século XVIII e início do XIX, emergiram autores e idéias que, heterogêneos em suas vinculações filosóficas,que deram origem ao proto-nacionalismo, alimentando projetos concretos de construção nacional no século XIX em quatro grandes vertentes: 1. a liberal-burguesa; 2. a democrático-burguesa; 3. a contra-revolucionária; 4. a socialista. A primeira dessas vertentes é representada emblematicamente pelo caso norte-americano; a segunda vertente materializou-se na experiência francesa, no período da convenção jacobina e na primeira fase da Revolução de 1848; a terceira vertente abarca a experiência da Restauração Bourbônica de 1815 e a unificação alemã sob tutela prussiana; a quarta vertente é representada pela experiência da Comuna de Paris, de 1871.<br />No século XIX,surgiram vários casos de nações com projetos de contrução nacional,como a Itália,França,Estados Unidos e Alemanha.<br />O processo de unificação da Itália deu-se entre 1861 e 1870, e foi particularmente complexo pela variedade e discrepância das forças, dos interesses e das idéias intervenientes,também marcada pela longa permanência de instituições típicas da feudalidade.A partir de 1830, a Itália vai ver crescer o movimento por sua unificação nacional, num processo que confrontou tanto o poder dos Habsburgo e seus domínios italianos quanto a velha dinastia alemã, que dominava a Sicília, quanto o papa e seus territórios e sua protetora, a França. A unificação italiana foi marcada pela disputa entre duas perspectivas: a perspectiva liberal conservadora representada por Camillo B. Cavour (1810-1861) e a liberal-democrática sintetizada nas figuras de Giuseppe Mazzini (1805-1872) e Giuseppe Garibaldi (1807-1882).<br />A situação dos Estados Unidos no século XIX assentava-se no fato de que o Estado precisa ser capaz de reconhecer os seus cidadãos como titulares de direitos, que lhe cabia prover. A negação dessa imagem de integração, pela presença da escravidão no sul do país, foi superada pela Guerra Civil (1861-1865),<br />A Alemanha não foi um movimento de libertação do jugo estrangeiro, senão que construiu um poder político, disse Benedetto Croce (1950, p.262). A formação do Estado Nacional a partir de uma estratégia militarista liderada pela Prússia e as guerras de 1862, contra a Dinamarca, de 1866, contra a Áustria, e 1870, contra a França.<br />A nação como a arma, por excelência, que a direita manipulava para golpear seja as reivindicações democráticas seja o socialismo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-3642425281679865562010-03-14T12:21:38.664-07:002010-03-14T12:21:38.664-07:00Escola Madre Celeste da Marambaia
Alunas Bianca...Escola Madre Celeste da Marambaia <br /> Alunas Bianca e Juli Anne <br /> 9°ano A <br /> Inicia-se com Otto Vossler. "Com efeito, todos os grandes movimentos políticos posteriores à Revolução Francesa são expressões e efeitos da vontade nacional.”De fato, tanto a idéia de nação quanto a materialização concreta das nações e dos nacionalismos a partir da Revolução Francesa são marcados pelas disputas e pelas tensões, pelos conflitos e pelas guerras. No caso da Alemanha na primeira metade do século XVIII, ainda perfeitamente fragmentada e, por isto, diminuída diante de Estados Nacionais já constituídos, como a França e a Inglaterra, por exemplo, a estratégia de superação do “atraso”, e de “pertencimento”de alcance das potências européias, mobilizou, entre outros instrumentos, um questionamento à hegemonia cultural francesa. No final do século XVIII e início do XIX, surgiram autores e idéias que, heterogêneos em suas vinculações filosóficas deram origem a um complexo político-cutural que, chamado aqui de proto-nacionalismo, alimentou projetos concretos de construção nacional no século XIX em quatro grandes vertentes: um. A liberal-burguesa; 2. A democrático-burguesa; 3. a contra-revolucionária; 4. A socialista. A partir de 1830, a Itália vai ver crescer o movimento por sua unificação nacional, num processo que confrontou tanto o poder dos Habsburgo e seus domínios italianos quanto a velha dinastia alemã, que dominava a Sicília, quanto o papa e seus territórios e sua protetora, a França. A unificação italiana foi marcada pela disputa entre duas perspectivas: a perspectiva liberal conservadora. Como reação ao que na Revolução Francesa convoca à “fraternidade universal”, o pensamento contra-revolucionário será um esteio significativo do nacionalismo conservador seja das correntes francesas do século XIX seja das correntes conservadoras alemãs, que inspiradas no pensamento historicista vão estabelecer os fundamentos político-culturais da unificação alemã. Novamente se alerte que, ao afirmar a centralidade conservadora do movimento político-ideológico que levou à unificação da Alemanha, não se está ignorando a existência de correntes teóricas e movimentos políticos concretos, como os que se expressaram na Revolução de 1848-1849, que reivindicaram a construção de uma Alemanhademocrática. Coetâneos, os processos de unificação da Itália e da Alemanha foram significativamente distintos. No caso da Alemanha não foi um movimento de libertação do jugo estrangeiro, senão que construiu um poder político, disse Benedetto Croce (1950, p.262). A formação do Estado Nacional a partir de uma estratégia militarista liderada pela Prússia e as guerras de 1862, contra a Dinamarca, de 1866, contra a Áustria, e 1870, contra a França. Ao final do século XIX, a idéia de nação na Europa estava em grande medida enclausurada pelo pensamento conservador: tanto na Espanha quanto na França e Alemanha. A nação como a arma, por excelência, que a direita manipulava para golpear seja as reivindicações democráticas seja o socialismo.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-43329832812380310492010-03-13T15:42:34.949-08:002010-03-13T15:42:34.949-08:00Alunos:brenda thomaz,lorena rocha e rennan marllon...Alunos:brenda thomaz,lorena rocha e rennan marllon serie:9ano a madre celeste maranbaia<br /><br />'A idéia de nação e nacionalismo do século XIX ao XX'<br />Bem,inicio-se com Otton vosller no ano de 1949 a ideia de nacionalismo,a força politica mas caracteristica dos séculos de XIX e XX com os século XVI e XVII podem ser chamados de séculos das guerras de religiaõ.São séculos do nacionalismo e do imperialismo.Todos os grandes movimentos politicos posteriores da revolução Francesa são expressões e efeitos de vontade nacional.O nacionalismo moderno não deve significar ignorar a existência de antecendentes de 'protonacionalismo' para ficar com a expressão de Hossawm.São de Roussseau as idéias de uma república social baseada na pequena propriedade agricola,protegida da corrupção,que seria indissociavel da grande cidade com Rousseau constituiu-se.Não só uma idéia de república democratica, quando esboçou-se uma nação.Apartir de 1830, na Itália vai crescer o movimento por sua unificação nacional num processo que confrontou tanto poder dos Habsburgo e seus dominios italiano.Analisando o processo do resurgimento Itáliano,Antonio Gransci vou dizer que todo o tempo o partido da ação Mazzini e Gribol foi guiado pelos moradores,resultado no final a unificação atendesse, sobretudo aos interesses do grande capital,dos latifundiarios da nobreza aburguesada para o processo reacionario a revolução Francesa é um mal e ser combatido por que é matriz de todos ou outros.<br />A revolução convoca a 'fraternidade universal' o pensamento contra-revolucionario será um esteio significativo do nacionalismo conservador.A finalidade das nações-estado era a guerra:'A guerra não é so uma necessidade pratica e tambem uma necessidade teorica'.A nação não e uma arma por excelência, que a direita manipulava para Godpear seja o socialismo ou reivendicações democraticas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7995443878279998475.post-92189118994896800822010-03-11T05:58:40.584-08:002010-03-11T05:58:40.584-08:00brenda,mc,9ano9o
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