No dia mundial de Combate à AIDS em todo o mundo, a ciência timidamente anuncia avanços mínimos mas de grande importância para avançar na luta contra essa pandemia. As pesquisas de vacinas que procuram encontrar uma forma de bloquear o vírus estão sendo pesquisadas em vários países da Europa Central ao continente asiático. O Brasil, também não deixa a desejar, já que foi indicado pela ONU a receber um prêmio por ser um exemplo no combate à doença, no Brasil nos últimos dez anos houve uma redução de 10% no numero de mortes provocados pela AIDS, os medicamentos antiretrovirais são distribuídos gratuitamente pelo Governo Federal desde a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. na ultima semana de novembro deste ano, cientistas obtiveram uma imagem 3D do vírus que se torna mais uma arma, mais um conhecimento que pode ser usado para que se encontre ou uma vacina de prevenção ou até mesmo a cura daqui a alguns anos.
A estrutura tridimensional do vírus HIV - que causa a aids - foi revelada pela primeira vez por uma equipe de cientistas germano-britânica das Universidades de Oxford, Heidelberg e de Munique. O tamanho e a forma variáveis do HIV dificultaram o mapeamento, disseram os cientistas ao jornal Structure.
Eles fizeram centenas de imagens do vírus, que é 60 vezes menor que a os glóbulos vermelhos, e usaram um programa de computador para combiná-las. Stephen Fuller, um dos autores do trabalho e professor do Wellcome Trust Centre para Genética Humana da Oxford University, disse à BBC que o mapa tridimensional vai ajudar na compreensão do crescimento do vírus saiba mais...