VOCÊ ESTA VISITANDO O BLOG DO PROFESSOR KLEFFERSON FARIAS

Colégio Logos

Espaço destinado à divulgação dos trabalhos dos alunos do 8o, 9o e 3o ano do ensino fundamental e médio, reespectivamente.
Obrigado.

respostas dos alunos do terceiro ano para a pergunta relacionada ao processo de unificação italiana durante o século XIX:

aluno: Paulo

 “As coisas precisam mudar para continuarem as mesmas.”


Unificação Italiana



Uma marca da unificação italiana foi a frase de Don Fernando “O Leopardo” que resumia o que era necessário ser feito na Itália, para que a unificação ocorresse de fato, e a frase dizia: “As coisas precisam mudar para continuarem as mesmas”. O verdadeiro significado desta pequena frase é bastante extenso, porem com um sentido único. Era necessário haver mudanças bruscas na Itália, pois teria que haver a passagem de um sistema absolutista, para uma república, fato que ocorreu de 1815 a 1870 com a anexação de Roma, que antes era capital dos Estados Pontifícios.

O real sentido da tão famosa frase de “O Leopardo” dizia que era necessário que a nobreza apoiasse a formação da república, para que seus benefícios não fossem tomados por inteiro, visto que era inevitável conter a implantação da referida república. Sendo assim os revolucionários tiveram o apoio da nobreza italiana, e após muitas dificuldades a tão desejada república foi implantada, porem o povo não tomou completamente o poder, pois a nobreza ocupou também cargos importantes do governo italiano.

Aluno: Leonardo
 
“As Coisas Devem Mudar, para Continuarem as Mesmas”.


A Itália no contexto do século XIX ainda não era como a conhecemos hoje, já que ainda não era uma nação e sim reinos independentes. A Sicília (palco inicial e principal da unificação) era dominada pelo ramo espanhol dos Bourbons.

Nesta época, o regime absoluto do “Príncipe” (Don Fabrizio) e as regalias da aristocracia local estavam em risco, pela eminente unificação da futura nação italiana.

A eminente queda do poder do “Príncipe”, “cria” a partir de um sussurro ao príncipe pelo seu sobrinho a frase que marca essa época: “se quisermos que tudo continue como está, é preciso que tudo mude”. Sendo assim, o príncipe também participa do movimento de unificação da Itália, para que pudesse garantir a continuidade da influência da família no poder e sua sobrevivência social. A aristocracia para continuar com suas regalias e influencia, alia-se com a força ascendente da época, a burguesia.