VOCÊ ESTA VISITANDO O BLOG DO PROFESSOR KLEFFERSON FARIAS

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Fetiçaria e costumes no Brasil colonial

Deus e o Diabo, figuras presentes na mentalidade cristã que se formou no Brasil desde os princípios da colonização, se degladiavam nestas terras tanto nas vilas, que se formavam sertão adentro, quanto nas fazendas e, qualquer vacilo dos cristãos o inferno esperava por eles. entre os objetivos da coroa portuguesa nas terras "Dálem mar" estava o de tornar estes gentios civilizados e lógico cristãos. dessa forma a Igreja Católica lançou mão das Ordens religiosas entre elas a dos jesuítas bastante atuantes na amazônia e no sul do Brasil. combatia-se principlamente a nudez, a poligamia, o politeiteísmo e o canibalismo praticado por algumas tribos tupinambás. a colonização também se fez através da educação que os pais pretendiam dar a seus filhos. Doutrinar os filhos na educação cristã era a tarefa mais importante dos pais. As crianças aprendiam a rezar o pai-nosso, ave maria, e era considerado pecado dos pais e padrinhos se nao educassem seus filhos nos costumes cristãos.
As meninas deveriam ser orientadas a falar pouco, com discrição e apenas sobre assuntos "uteis e honestos", não podiam vestir-se para agradar os rapazes, nem ler "romances, nem comédias, nem poesias perigosa onde se pintam as paixões com representações imodestas". dançar era um ato "indigníssimo", visto como um "laço do demônio do qual raramente se sai tão puro quanto se entra". a mãe que levasse sua filha a espetáculos, como a ópera ou o teatro, a estaria conduzindo a "um precipício". Cabia, também, aos pais corrigir os filhos. Os castigos físicos - bolos, beliscões, palmadas, surras de açoite e vara de marmelo - eram comuns e até mesmo incentivados. acreditava-se que era uma legítima e eficiente de educar as crianças.
Os escravos, também eram constantemente açoitados, e as mulheres desobedientes corriam sério risco de apanhar de seus maridos. ale de rigorosos os homens poderiam ser extremamente violentes com seus filhos e esposas.

COMENTÁRIO PRIMEIRO
fazendo uma comparação com os dias de hoje, que a situação da mulher, das crianças e da família mudou?


RELIGIOSIDADE E FEITIÇARIA NO BRASIL COLONIAL

Apesar de os jesuítas terem empreendido uma verdadeira cruzada na américa na tentativa de impor a religião cristã e combater o politeísmo e as diversas práticas religiosas dos povos indigenas. Os indigenas empreenderam uma honrosa resistência mas aos poucos com a utilização de vários instrumentos persuasivos o catolicismo se impôs nao unicamente mas se mesclou às práticas religiosas dos indígenas.
As práticas religiosa dos indigenas e negras nao desapareceram, mas conviveram com o pensamento cristão. nos dois casos a vida religiosa era marcada pela presença de vários deuses ligados a fenomenos da natureza. Havia Deus da chuva, do vento, do trovão,das águas. os deuses interviam diretamente na vida dos homens.
Para os portugueses essas praticas religiosas estavam envolvidas de bruxaria, feitiçaria, manifestaçoes ligadas ao demônio, que deveriam ser condenadas. se os indios e negros fossem pegos em manifestações desse tipo poderiam ser condenados à morte; os brancos envolvidos nesses cultos poderiam ser multados, excomungados, degredados para a África ou processados e condenados à morte.
As simpatias e benzedouros tambem eram condenadas; eram feitiçaria porque apelavam para o poder mágico. segundo Luiz Mott, sobre o que aconteceu em um engenho em Pernambuco: joão preto, escravo, benzia panos para estancar sangue das feridas... Joana, parda mas forra, benzia quebranto, olhando carne-quebrada, ventre caído e bicheira... O ermitão Manoel Peregrino curava de cobfras, feitiço e dor de dente, cortando pequenos talhos com uma navalha na coroa das pernas dos homens e na chava das mãos das mulheres....(Luiz MOtt, cotidiano e vivencia religiosa: entre a capela e o calundú.

comentários segundo: responda aos questionamentos

a) qual o resultado da convivência das diferentes práticas religiosas no Brasil como o catolicismo, a pajelança e o candomblé no Brasil.
b) feitiçaria, pajelança, mandingas ainda existem nos dias de hoje, justifique sua resposta.
c) o que eram consideradas feitiçarias no Brasil colonial segundo o texto.

40 comentários:

Anônimo disse...

ESCOLA;HELENA GUILHON
ALUNA; RENATA FARIAS
TURMA;631

A_OS INDIGENAS EMPRENDERAM UMA HONROSA RESISTENCIA MAS AOS POUCOS COM A UTILIZACÃO DE VÁRIOS INSTRUMENTOS PESSUASIVOS AS PRÁTICAS RELIGIOSAS

B_SIM E EXISTEM E ENVOLVIDAS EM BRUXARIA FEITIÇARIA;E MANIFESTAÇÕES

C_ERAM FEITIÇARIA PORQUE APELAVAM PARA O PODER MÁGICO SEGUNDO LUIZ MOTT. SOBRE O QUE ACONTECEU EM UM ENGENHO
EM PERNAMBUCO . JOÃO PRETO ESCRAVO BENZIA PANOS PARA ESTANCAR SANGUE DAS FERIDAS ETC.

4_ANTES OS PAIS ERAM MUITO RIGOROSOS COM OS FILHOS NA QUELA EPOCA

Anônimo disse...

ESCOLA;DONA HELENA GUILHON
ALUNA;ELIZANE PACHECO ASSUNÇÃO
SALA;631

A_ OS INDÍGENAS EMPREENDERAM B UMA HONROSA RESISTÊNCIA
MAIS AOS POUCOS COM A UTILIZAÇÃO DE VÁRIOS INSTRUMENTOS
PESSUASIVOS AS PRÁTICAS RELIGIOSAS.

B_SIM E EXISTEM E ENVOLVIDAS EM BRUXARIA FEITIÇARIA ;E MANIFESTAÇÕES.

C_ERAM FEITIÇARIA PORQUE APELAVAM PARA O PODER MÁGICO
SEGUNDO LUIZ MATT, SOBRE O QUE ACONTECEU EM UM ENGENHO EM PERNAMBUCO JOÃO PRETO ESCRAVOS BENZIAM PANOS PARA ESTANCAR SANGUE DAS FERIDAS ETC.

D_ ANTES OS PAÍSES ERAM MUITO RIGOROSOS COM OS FILHOS.

Anônimo disse...

Escola:Helena Guilhon
Nome:Irena Lena Ribeiro
Turma:631
1°Antes os pais eram muito rigorosos com os filhos principalmente as meninas que deveriam falar pouco ,não podiam se vestir para agradar os rapases ,nem ler romances ,nem comédias,nem poesias com representação imodesta.
Hoje em dia nos não vemos mais isso os pais quase não consegue colocar os filhos na escola e os filhos só faltam bater nos pais.
também antes os homens poderiam ser extremamente violentos com seus filhos e esposas, agora se os pais baterem nos filhos de modo informal pode ser denunciados
ao conselho tutelar, e se os marodos
violentarem suas esposas podem serem denunciados pela lei maria da penha.
A)O resultado e uma verdadeira guerra de religião,cada religião que impor uma crença diferente que torna um conflito de religião.
B)Existe por que as pessoa usam para fazer o mal e atribuir algumas coisas.
C)Eram consideradas bruxaria, feitiçaria, manifestações ligadas ao demónios

Anônimo disse...

escola: dona Helena gilhon
aluno:maycon ruan pinheiro de oliveira
turma: 63
primeiro comentário: mudou
resposta 1:os indígenas aprenderam uma honrosa resistência mas poucos com a utilização de vários instrumentos persuasivos praticas religiosas
resposta 2:sim são macunbas etc...
resposta 3:eram consideradas feitiçarias a utilização de instrumentos persuasivos.

Anônimo disse...

Escola : Dona helena guilhon
Aluno : Renan Patrick


1° resposta : deu que os indigenas empreenderam uma horrorosa resistencia mais aos poucos com a ultilização de varios instrumentos pessuasivos as praticas religiosas.

2° resposta : sim , em alguns lugares porem ainda existem gente envolvidas em bruxaria , feitiçaria e manifestações espiritual

3° resposta : presença de vários deuses ligados a fenomenos da natureza. Havia Deus da chuva, do vento, do trovão,das águas. os deuses interviam diretamente na vida dos homens.
e para os portugueses isso era considerado uma bruxaria.

Anônimo disse...

escola:E.E.E.F.M.DONA HELENE GUILHON
aluno(a):ALINE AZEVEDO DA COSTA
turma:631


1)RESPOSTA:O resultado é que os indigenas empreenderam uma honrosa resistência mas aos poucos com a utilização de vários instrumentos persuasivos o catolicismo se impôs nao unicamente mas se mesclou às práticas religiosas dos indígenas e osportugueses achavam que as praticas religiosas estavam envolvidas com bruxarias, feitiçarias, manifestaçoes ligadas ao demônio.

2)RESPOSTA:sim,porque tem gente que acredita e pensa que isso pode ajudala em alguma coisa.

3)RESPOSTA:eram consideradas que feitisarias era do demonio por isso eram rigorosos com criancas,elas nao podiam fazer nada que lembrase o diabo.

Anônimo disse...

escola:E.E.E.F.M.DONA HELENA GUILHON
ALUNA:ANDREZAAZEVEDO DA COSTA
TURMA:631

1)RESPOSTA:Apesar de os jesuítas terem empreendido uma verdadeira cruzada na américa na tentativa de impor a religião cristã e combater o politeísmo e as diversas práticas religiosas dos povos indigenas. Os indigenas empreenderam uma honrosa resistência mas aos poucos com a utilização de vários instrumentos persuasivos o catolicismo se impôs nao unicamente mas se mesclou às práticas religiosas dos indígenas.
As práticas religiosa dos indigenas e negras nao desapareceram, mas conviveram com o pensamento cristão.

2)RESPOSTA:sim,por que os mendigos vivim pela cidade toda.

3)resposta:eram consideradosque feitisarias era do demonio por isso eram rigorosos com criancas,elas nao podiam fazer nada que lembrase o diabo,As meninas deveriam ser orientadas a falar pouco, com discrição e apenas sobre assuntos "uteis e honestos", não podiam vestir-se para agradar os rapazes, nem ler "romances, nem comédias, nem poesias perigosa onde se pintam as paixões com representações imodestas". dançar era um ato "indigníssimo".

LU@N V!CTOR disse...

E.E.E.F. e Medio Dona Elena Guilhon
Prof: Klefferson Farias
Aluno: Luan Victor M. Da Silva
Serie: 6ª
Turma: 632
Turno: Tarde

1ªR: Bom,Simplesmente Os Indigenas Apreenderam Uma Horrorosa Resistencia Mais Aos Poucos Com Ultilização De Varios Instrumentos Pessuasivos As Praticas Religiosas.

2ªR: Claro Que Sim , Pois Em Alguns Lugares Porém Ainda Existem Gente Envolvidas Em Bruxaria , Feitiçaria e Manifestações Espirituais.

3ªR: A Presença De Vários Deuses Ligados A Fenomenos Naturais. Pois Havia Deus Da chuva, Do Vento, Do Trovão,Das Aguas. Os Deuses Interviam Diretamente Na Vida Dos Homens.
Mas Para Os Portugueses Isso Era Considerado Uma Bruxaria.

Anônimo disse...

Aluno: LU@N V!CTOR MONT@LV@Õ D@ S!LV@
Prof: Fiz Minha Parte Agora Qro Meus Pontinhuussss. HaHaHaHaHa.
É Sacanagem Minha Professor,
RsRsRsRsRs,
Falowwwwwwww

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

E.E.E.F Escola Dona Helena Guilhon
Profº:Klefferson Farias
Aluna: Luanda jhulie Batista Lima

1º Os indigenas empreenderam uma honrosa resistência mas aos poucos com a utilização de vários instrumentos persuasivos o catolicismo se impôs nao unicamente mas se mesclou às práticas religiosas dos indígenas.

2º Sim, Pois em alguns lugares do brasil que tem mancumba, manisfestações espiritas e feiteçaria.

3ºA Presença De Vários Deuses Ligados A Fenomenos Naturais. Pois Havia Deus Da chuva, Do Vento, Do Trovão,Das Aguas. Os Deuses Interviam Diretamente Na Vida Dos Homens.
Mas Para Os Portugueses Isso Era Considerado Uma Bruxaria.

Anônimo disse...

E.E.E.F Escola Dona Elena Ghilhon
Profº:Klefferson Farias
Aluna: Jarlene souza da silva

1º Os indigenas empreenderam uma honrosa resistência mas aos poucos com a utilização de vários instrumentos persuasivos o catolicismo se impôs nao unicamente mas se mesclou às práticas religiosas dos indígenas.

2º Sim, Pois em alguns lugares do brasil que tem mancumba, manisfestações espiritas e feiteçaria.

3ºA Presença De Vários Deuses Ligados A Fenomenos Naturais. Pois Havia Deus Da chuva, Do Vento, Do Trovão,Das Aguas. Os Deuses Interviam Diretamente Na Vida Dos Homens.
Mas Para Os Portugueses Isso Era Considerado Uma Bruxaria.

Anônimo disse...

1-OS INDIGENAS EMPRENDERAM UMA HONROSA RESISTENCIA MAS AOS POUCOS COM A UTILIZACÃO DE VÁRIOS INSTRUMENTOS PESSUASIVOS AS PRÁTICAS RELIGIOSAS

2_SIM E EXISTEM E ENVOLVIDAS EM BRUXARIA FEITIÇARIA;E MANIFESTAÇÕES

3-ERAM FEITIÇARIA PORQUE APELAVAM PARA O PODER MÁGICO SEGUNDO LUIZ MOTT. SOBRE O QUE ACONTECEU EM UM ENGENHO
EM PERNAMBUCO . JOÃO PRETO ESCRAVO BENZIA PANOS PARA ESTANCAR SANGUE DAS FERIDAS ETC.

4_ANTES OS PAIS ERAM MUITO RIGOROSOS COM OS FILHOS NA QUELA EPOCA

Anônimo disse...

e.e.e.f.m dona helena guilhon
aluna:larissa mayara souza da costa
serie:6 turma:631




1)RESPOSTA:O resultado é que os indigenas empreenderam uma honrosa resistência mas aos poucos com a utilização de vários instrumentos persuasivos o catolicismo se impôs nao unicamente mas se mesclou às práticas religiosas dos indígenas e osportugueses achavam que as praticas religiosas estavam envolvidas com bruxarias, feitiçarias, manifestaçoes ligadas ao demônio.

2)RESPOSTA:sim,porque tem gente que acredita e pensa que isso pode ajudala em alguma coisa.

3)RESPOSTA:eram consideradas que feitisarias era do demonio por isso eram rigorosos com criancas,elas nao podiam fazer nada que lembrase o diabo.

4_ANTES OS PAIS ERAM MUITO RIGOROSOS COM OS FILHOS NA QUELA EPOCA

Anônimo disse...

e.e.e.f.m.dona helena guilhon
aluna:valdeline luana oliveira dos santos
serie:6_ turma:631
prof: kleffer farias







1_RESPOSTA:Apesar de os jesuítas terem empreendido uma verdadeira cruzada na américa na tentativa de impor a religião cristã e combater o politeísmo e as diversas práticas religiosas dos povos indigenas. Os indigenas empreenderam uma honrosa resistência mas aos poucos com a utilização de vários instrumentos persuasivos o catolicismo se impôs nao unicamente mas se mesclou às práticas religiosas dos indígenas.
As práticas religiosa dos indigenas e negras nao desapareceram, mas conviveram com o pensamento cristão.

2)RESPOSTA:sim,por que os mendigos vivim pela cidade toda.

3)resposta:eram consideradosque feitisarias era do demonio por isso eram rigorosos com criancas,elas nao podiam fazer nada que lembrase o diabo,As meninas deveriam ser orientadas a falar pouco, com discrição e apenas sobre assuntos "uteis e honestos", não podiam vestir-se para agradar os rapazes, nem ler "romances, nem comédias, nem poesias perigosa onde se pintam as paixões com representações imodestas". dançar era um ato "indigníssimo".

Anônimo disse...

ESCOLA: HELENA GUILHON
ALUNA: QUEZIA GOMES DOS SANTOS
TURMA:632


1)ELES NÃO VIVIAM EM ARMONIA DEVIDO QUE O CATOLICISMO PREGAVA DEUS E OS OUTROS O DEMONIO HOUVE UM CONFLITO CULTURAL.

2)SIM. DEVIDO QUE ATÉ HOJE EXISTEM CASAS DE PAJELANÇAS

3)TUDO AQUILA QUE SE ENVOCASSE OS FENOMENOS DA NATUREZA. COMO BENZER VENTRE CAIDO,QUEBRANTO. BIXEIRA E OUTROS.

Anônimo disse...

E.E.E.F.M.Dona Helena Guilhon
Professor:Klefferson Farias
Aluna:Bruna Caroline Leão Silva
Turma:631 n:11


1-O resultado é que os indigenas empreenderam uma honrosa resist~encia mas aos poucos com a utilização de vários instrumentos persuasivos o catolixismo se impõs não unicamente mas se mesclou ós práticos religiosas dos inolígenas e os portugueses achavam que as práticas religiosas estavam envolvidas como:Bruxarias,Feitiçarias,Manifestações ligadas ao Demônio.

2-Sim,porque tem muita gente que ainda acredita em bruxarias portanto tem muita gente que ainda faz macunba etc...

3- Para os portugueses essas praticas religiosas estavam envolvidas de bruxaria, feitiçaria, manifestaçoes ligadas ao demônio, que deveriam ser condenadas. se os indios e negros fossem pegos em manifestações desse tipo poderiam ser condenados à morte; os brancos envolvidos nesses cultos poderiam ser multados, excomungados, degredados para a África ou processados e condenados à morte.
As simpatias e benzedouros tambem eram condenadas; eram feitiçaria porque apelavam para o poder mágico.

Anônimo disse...

E.E.E.F.M.Dona Helena Guilhon
Professor:Klefferson Farias
Aluno:jefferson.kassio ferreira de abreu
turma:632

A) bom Os indigenas empreenderam uma honrosa resistência mas aos poucos com a utilização de vários instrumentos persuasivos o catolicismo se impôs nao unicamente mas se mesclou às práticas religiosas dos indígenas.

1º) Sim, Pois em alguns lugares do brasil que tem mancumba, manisfestações espiritas e feiteçaria.

3ºA Presença De Vários Deuses Ligados A Fenomenos Naturais. Pois Havia Deus Da chuva, Do Vento, Do Trovão,Das Aguas. Os Deuses Interviam Diretamente Na Vida Dos Homens.
Mas Para Os Portugueses Isso Era Considerado Uma Bruxaria.

Anônimo disse...

Escola:Helena Guilhon
turma:632 turno:tarde
Aluna:Dayane Rafaela Lopes Baia

1)O catolicismo se impôs não unicamente mas se mesclou as práticas religiosas dos indigenas.
As práticas religiosas dos indigenas e negros não desapareceram ,mas conviveram com o pensamento cristão,Nos dois casos a vida religiosa era marcada pela presença de vários deuses ligados a fenomenos da natureza.

2)Sim,porque ainda existem pessoas para fazer mal para outras pessoas.

3)Eram feitiçaria porque apelavam para o poder mágico

Anônimo disse...

Escola: Helena Guilhon
Turma:531
Aluna: Laiane Cristina dos Santos Noronha

1º comentário: Sim, mudou bastante principalmente em relação as mulheres que naquele tempo geralmente não trabalhavam e tinham que ficar em casa cuidando da educação de seus filhos.

1ª) O resultado é uma grande variedade de religião,cada religião com a sua crença.
2ª) Sim, ainda existe pela influência que teve no Brasil colonial.
3ª)Achavam que eram ligadas ao demônio, que deveriam ser condenadas se os indios e negros fossem pegos em manifestações desse tipo poderiam ser condenados à morte; os brancos envolvidos nesses cultos poderiam ser multados, excomungados, degredados para a África ou processados e condenados à morte.

Anônimo disse...

Desculpa professor eu me enganei!
Era o da cabanagem pra fazer

bjuu, Laiane

Anônimo disse...

escola:helena guilhon
turma:632
aluno:bruno carneiro veras

a)os indigenas aprederam uma honrosa resistencia mas aos poucos com ultilização perssuasivos as praticas religiosas.
b)sim,pois em lugares do brasil que tem macumba,manifestação espiritas,feitiçaria.
c)a presença de vários deuses ligados a fenomemos naturais.pois havia deus da chuva,do vento,das aguas.os deusesinterviam diretamente na vida dos homens.mas para os portugueses isso era considerado uma bruxaria.

Anônimo disse...

Escola:Dona Helena Guilhon
Prof.:Klefferson Farias
Aluna:Melissa Viana De Moura
Turno:Tarde Turma:632 nº.:31

a )O resultado é que os indígenas empreenderam uma honrosa resistência mas aos poucos com a utilização de vários instrumentos persuasivos o catolicismo se impôs não unicamente mas se mesclou às práticas religiosas dos indígenas e os portugueses achavam que as praticas religiosas estavam envolvidas com bruxarias, feitiçarias, manifestações ligadas ao demônio, que deveriam ser condenadas, se os índios e negros fossem pegos em manifestações desse tipo poderiam ser condenados à morte.

b)Sim,existe porque algumas pessoas ainda as utilizam tanto para fazer o bem quanto o mal.

c)Eram consideradas que feitiçarias e bruxarias eram ligados ao demônio por isso eram rigorosos com crianças,e elas não podiam fazer absolutamente nada que lembrasse o diabo.

Anônimo disse...

Aluno: thiago
Serie: 6ª
Turma: 632
Turno: Tarde

1ªR: Bom,Simplesmente Os Indigenas Apreenderam Uma Horrorosa Resistencia Mais Aos Poucos Com Ultilização De Varios Instrumentos Pessuasivos As Praticas Religiosas.

2ªR: Claro Que Sim , Pois Em Alguns Lugares Porém Ainda Existem Gente Envolvidas Em Bruxaria , Feitiçaria e Manifestações Espirituais.

3ªR: A Presença De Vários Deuses Ligados A Fenomenos Naturais. Pois Havia Deus Da chuva, Do Vento, Do Trovão,Das Aguas. Os Deuses Interviam Diretamente Na Vida Dos Homens.
Mas Para Os Portugueses Isso Era Considerado Uma Bruxaria.

Anônimo disse...

Escola: Helena Guilhon.
Aluna: Jésica Tainá Gonçalves da Silva.
Turma: 632.
Turno: Tarde.

Respostas:
a) Os indígenas empreenderam uma honrrosa resistência mas, aos poucos, com a utilização de vários instrumentos persuasivos o catolismo se impôs não unicamente mas, se mesclou às práticas religiosas dos indígenas.

b) Sim, existe bruxaria,feitiçaria, manifestações ligados ao demônio, que deveriam ser comdenadas.

c) Deus e o Diabo, figuras presentes na mentalidade cristã que se formou no Brasil desde os princípios da colonização, se degladiavam nestas terras tanto nas vilas, que se formavam sertão adentro, quanto nas fazendas e, qualquer vacilo dos cristãos o inferno esperava por eles.

Anônimo disse...

escola:alcides carneiro
professor:klefferson faria
aluna:deyse karina
turma:2ºano tarde
1.sim ha uma mudança estrema no nosso cotidiano;pois os tempos passaram e as pessoas mudaram.em comparaçao ao tempo antigo pois os ensinos familiar eram muitos rigidos ex:hoje em dia as mulheres podem escolher o homem que querem para se casar e antigamente era os pais que escolhiam o noivo para a filha entao ha uma diferencia entre essas duas coisas...
a)bom mesmo os jesuitas tentando mudar seus pensamentos sobre suas religioes os indigenas prenderam uma horivel resistencia a seus criterios religiosos;mas seus ensinamentos aos poucos foram sendo aceitos pelos indigenas...
b)sim.pois ha em varios lugares.para mim isso e condenado...desculpe a expressao...
c)fenomeno da natureza cura de pessoas como peito aberto dor de dente ml olhar a presenca de varios deuses no mundo;trovao chuva....

Anônimo disse...

escola;alcides carneiro:aluna:gisele moura;2º
ano tarde.
1ºsim,com o passar do tempo as familias foram ser aperçoado com os seus apredizados de uma formar que todos ensina-se seus filhos sem violencias e ensinamentos rigidos ,e suas mulheres podem trabalhar de uma formar reconhecida pelos homems num mundo moderno hoje.naqueles tempos diferentes em que o egoismo prevalecia.
a)no começo varios grupos indigenas foram obrigados a seguir uma doutrina na qual obrigava a varios sacrificios ,com o passar do tempo lutaram para sobreviver sua cultura ,sua vida.hoje alguns povos estão na lutar por seus direitos como cidadão,as pessoas reconhecem seu passado e sua historia diante dos portugueses hoje podem ser lembradas e que cada um respeite a cultura do outro.
b)sim,hoje essas manifestações prejudicam aquelas pessoas estão fazendo o bem e deviam ser condenadas ou presas por seu egoismo.
c)os fenomenos da natureza e fetiçarias ligadas ao poder mágico e pricipalmente o deus e o diabo mentalidades daquela epoca portuguesa.

Anônimo disse...

escola: alcides carneiro.
nome: Sérgio Rhaniery.
turma: 2ºano,tarde.

1ºcomentario: sim, mudou muito em relação a filhos e familhas.hoje no cotidiano as coisas ja é mas liberal, quanto os gostos as atitudes, modos de se expresar com os pais e com seus parentes, em comparação com as doutrinas de antigamente.

A)mesmo com as tentativas de mudanças de pensamento sobre a religião no brasil, ainda temos varios tipos de pessoas com pensamentos e culturas diferentes uma das outras.isto causa conflitos, desentendimento com os membros de religião diferente, e varias críticas que são causadas umas as outras religião.

B)claro que sim;existem ainda cerimônias e cultos a esses espiritos, mesmo não sendo em lugares bem esposto ao público mas elas ainda existe com frequência nos dia dias.

C)as pessoas consideravam que alguns poderes magico de curas e outros de infermidade eram ligadas a envocação de espitos e demônios nesses rituais.

Anônimo disse...

Escola: Ministro Alcides Carneiro
Aluno: Brendo César Vilhena Teixeira
Turma: 2° ano (Tarde)

a) Qual o resultado da convivência das diferentes práticas religiosas no Brasil como o catolicismo, a pajelança e o candomblé no Brasil.
Resposta: Apesar do povo europeu tentar impor sua religião a força o povo indígena não deixou seu costume de adorar a natureza e os deuses da natureza eles não se deixaram impor pelo povo europeu.
b) Feitiçaria, Pajelança, Mandinga ainda existem nos dias de hoje, justifique sua resposta.
Resposta: Sim existem. Muitas pessoas nos dias de hoje ainda são adeptos de feitiçaria mandinga para curar ou colocar mal olhado nos outros.
E a Pajelança e utilizada nos povos indígenas.
c) O que eram consideradas feitiçarias no Brasil colonial segundo o texto.
Resposta : As simpatias e os benzedouros eram condenados por serem consideradas feiticeiros porque apelavam para o poder mágico. Segundo Luiz Mott, sobre o que aconteceu em um engenho em Pernambuco: João preto, escravo, benzia panos para estancar sangue das feridas.

Henrique disse...

ESCOLA ALCIDES CARNEIRO
aluno:PAULO HENRIQUE
serie:2ANO TARDE
1)sim,os costumes do brasil colonial,com um todo,nao sao mas taoevidentes hoje.costumes como ser educado nas doutrinas cristas nao sao seguidos por todos,porem o respeito por Deus e a aversao ao Diabo ainda sao existentes.
2)a)Isso da origem a uma diversidade religiosa onde,especificamnte ,a pajelancia e candomble nao desapareceram por causa do catolicismo e tambem nao fez com que outras denominaçoes se originassem.
b)Sim,muitas pessoas ainda proucuram tais praticas e as encontram sendo feitas por muitos.Muitos proucuram alcançar objetivos por meio de tais praticas.
c)Adoraçao do deus da chuva,do vento,do trovao,das aguas,simpatias e benzedouros.

Fernanda disse...

Escola alcides carneiro
aluna:FERNANDA
serie:2ano tarde
1)sim,os costumes mudaram quase que completamente,mas muitas pessoas ainda adoram a Deus e odeiam ao Diabo.
2)a)A pajelancia e o candomble nao foram extintos pelo catolicismo.Muitas vezes a diversidade religiosa resulta em intolerancia religiosa por parte de algumas religioes.
b)Sim,muitas pessoas ainda recorrem a tais praticas para atingirem objetivos.
c)Adoraçao do deus da chuva,do vento,do trovao,das aguas,simpatias e benzedouros.

Anônimo disse...

escola:alcides carneiro
aluno:adrielem santos dos santos
serie:2ano

1)sim, porque antes as mulheres e pessoas eram mais devotas,e tanbém mudaram porque tem pessoas que adoram a DEUS e outras aodoram ao "diabo".
2)(A)a pajelança eo candonblé deixaram de existir pelo catolicismo.a maioria das vezes a religiosidade resulta em intolerancia religiosa por partes de algumas ceitas.
3(b)sim , por exenplo muitas pessoas ainda procuram pessoas que sabem fazer tais praticas para conseguir alcançar um objetivo .
4(c)adoração do DEUS da chuva , do vento ,do trovoado, das a´guas ,simpatias e benzedouros.

Anônimo disse...

escola:ALCIDES CARNEIRO
aluno:SARA NUNES
serie:2ano tarde
1)sim , porque as pessoas e principalmente as mulheres em todo mudaram ,poque as pessoas eram mais educadas ,hoje é muito dificil vermos pessoas dizendo "conlicença ou obrigado".tanbem hoje existem individuos q adoram aDEUS e outros q adoram ao DIABO.
(A)a pajelança eo candoblé deixaram de existir pelo catolicismo, a vasta maioria das vezes a religião faz as pessoas agirem em intolerância religiosa por algumas parte religioas.
(B)sim,porque tem certas pessoas que procicuram a tais praticantes para resolver algum problema ou conguir conquistar um alvo em mente.
(C)a adoração do deus da chuva,do vento,do trovão ,das águas,sinpatias e benzedouros.

Anônimo disse...

escola:ALCIDES CARNEIRO
aluno:FRANCINALDO CARVALHO VAZ
serie:2ano tarde
1)sim,poque a algum um tenpo atraz as crianças eram mais educadas e respeitavam mais as pessoas , mas hoje é totalmente diferete eu acho queé por falta do ensinamento dos pais, tanbem a religião ajuda muito na educação das pessoas porque elas ficam com deu no coração e não pensam em desagrada-lo.
(A) oato da pajelança deixou eo do cando blé deixaram de existir por causa do catolicismo, dessa maneira impediu que outras denominações existissem.
(B)sim ,porque mitas pessoas procuram certas pessoas que sabem fazer tais atos de feitiçaria para conseguir algo .
(C)A adoração do DEUS da chuva,do vento,do trovoado,das águas,sinpatias,benzedouros.

Anônimo disse...

ESCOLA ALCIDES CARNEIRO
ALUNA:MARILEYDE S. FERREIRA
SÉRIE:2° ANO TARDE

1)Sim , nos dias de hoje os costumes mudaram muito , mas muitas pessoas ainda continuam odiando o diabo e adorando a Deus.

a)A pajelança e o candoblé não desapareceram por culpa do catolicismo pois a maiorias das religiões fazem as pessoa agirem com intolerancia com outras religiões.

b)sim existe porque muitas pessoas aindas ultilizão para varias cituações seja ela para o bem ou para o mal.

c)A adoração do deus da chuva , do vento , do trovão , das águas , simpatias , benzedouros.

Anônimo disse...

1º COM.NOS DIAS DE HOJE A SITUAÇÃO DASMULHERES NÃO MUDOU MUITO,PORQUE MUITAS MULHERES AINDA SOFREM MAUS TRATOS,UMAS ATÉ ABUSOS,EAMEÇAS PRA QUE ALAS NÃO DENUCIE ESSES MAUS TRATOS,MESMO SABENDO ELAS DE SEUS DIREITOS DE LEIS E DE MULHER.
JÁ AS CRIANÇAS TAMBÉM,NÃO MUDOU MUITA COISA,PRINCIPALMENTE AGORA COM ESSE MAIOR FLUXO DE PEDOFILIA QUE NOS ÚTIMOS DIAS VEM CRESCENDO.ENTÃO COM TUDO ISSO AS FAMILÍAS VEM SE DESENTREGANDO E NÃO CONTITUINDO UM LAR FELIZ.


A)a pajelança eo candonblé deixaram de existir pelo catolicismo.a maioria das vezes a religiosidade resulta em intolerancia religiosa por partes de algumas ceitas.

B)SIM EXISTE,PORQUE TEM AINDA MUITAS PESSOAS TALVES QUE FORAM DESCEDENTS DESSES POVOS QUE PRATICAVAM ESSES ATOS,E ACHAM QUE ASSIM VÃO VENCER NA VIDA,OU SE TER A VINGANÇA PARA COM ESSAS PESSOAS QUE FIZERAM ALGO COM ELAS.OU ELAS PRATICAM ISSO POR POR TER MUITA CRENÇA,OU POR VEREM ISSO COMO UM DIVERTIMENTO.

C)Para os portugueses essas praticas religiosas estavam envolvidas de bruxaria, feitiçaria, manifestaçoes ligadas ao demônio, que deveriam ser condenadas. se os indios e negros fossem pegos em manifestações desse tipo poderiam ser condenados à morte; os brancos envolvidos nesses cultos poderiam ser multados, excomungados, degredados para a África ou processados e condenados à morte.
As simpatias e benzedouros tambem eram condenadas; eram feitiçaria porque apelavam para o poder mágico. segundo Luiz Mott, sobre o que aconteceu em um engenho em Pernambuco: joão preto, escravo, benzia panos para estancar sangue das feridas... Joana, parda mas forra, benzia quebranto, olhando carne-quebrada, ventre caído e bicheira... O ermitão Manoel Peregrino curava de cobfras, feitiço e dor de dente, cortando pequenos talhos com uma navalha na coroa das pernas dos homens e na chava das mãos das mulheres....(Luiz MOtt, cotidiano e vivencia religiosa: entre a capela e o calundú.

ESCOLA:ALCIDES CARNEIRO
2ºANO TARDE
ALUNA:GLEICIANE DOS REIS SOUSA

Anônimo disse...

Escola:Alcides Carneiro
Aluno:Samuel Faro
Série:2ºano
Turno:Tarde


1º Sim naquele tempo Eram mas rigorosos Os costumes deles eram muito rigoroso ,e as crianças desde cedo já tinham que aprender o pai-nosso,as meninas não podiam se vestir para agradar os rapazes E hoje isso já e muito diferente e mas liberado na sociedade os pais já conversão mas com os filhos..a mulher tem mas liberdade e trabalha etc.
A)E o resultado foi uma guerra de religião, porque cada religião que impor uma crença diferente que torna um conflito de religiões..
B)eu acho que sim Tem muitos pai de santo por ae pessoas ainda fazem feitiçarias..
C) As simpatias e benzedouros ,benzia panos para estancar sangue das feridas isso era considerado feitiçarias.

Unknown disse...

visite o blog "espiritismo em revista"
tonhaonp.blogspot.com

Victor disse...

Serra da Capivara
Uma Geografia insólita no Piauí.
Cerca de 129,140 hectares do Parque Nacional da Serra da Capivara – palco de estudos, no Brasil, da pré-história - , concentra o maior conjunto de pinturas rupestres ali espalhados. Considerado pela UNESCO como patrimônio da Humanidade sendo que dos oitocentos sítios arqueológicos 120 estão abertos a visitação. Pesquisas arqueológicas apontam indícios de povoamento humano a cerca de 100 mil anos.
Caatinga ou “floresta branca” como os índios assim se referem devido a escassez de água, revela um cenário pouco conhecido pelo homem sobre as nossas origens. Com várias opções de passeios, se destaca a do Boqueirão da Pedra Furada e o Sítio do Meio, onde são encontrados 1200 conjuntos de pinturas rupestres que remontam parte do cotidiano remoto do homem como cenas de caçadas, atividade sexual, ritual de algum tipo de dança e até representações de animais extintos, como veado-galheiro e a capivara. Essa última está representada com seu filhote em uma pintura que virou símbolo da região.
Mas se hoje é caatinga, estudos demonstram que já foi uma floresta tropical úmida a qual sofreu uma drástica mudança de clima o que a tornou árida. Cercada de mistérios envolvendo a arte rupestre e inscrições totalmente estranhas compondo um verdadeiro documento da existência humana em épocas remotas.
A flora representa um tesouro da Cerra da Capivara onde se encontra o Mandacaru, e outros vegetais rasteiros que cumprem um ciclo estacionário. Nas diversas regiões pode-se encontrar variações no tamanho da vegetação num complexo eco-sistema fazendo-se necessário a preservação do Parque Nacional.
Variadas interpretação surgem em torno das arte rupestre sem deixar de levar em consideração a região. Acredita-se porém que aproximadamente 50000 anos atrás, a região úmida proporcionou a instalação de uma grande sociedade que moravam em abrigos. Entre 12000 ou 6000 anos o clima mudou drasticamente mudando a cultura do homem da época junto com o clima árido. Baseados nos registros rupestres demonstram que haviam espécies, hoje em extinção.
Hoje, a região é um dos maiores arquivos arqueológicos guardados nas profundezas da terra.
Resumo
Mesquita, Paulo Aníbal G.
In.: Revista Geografia – Conhecimento Prático – Cerra da Capivara
Ministério da Educação PNBE PERIÓDICOS 2010 – Escala Educacional Junho de 2010
Páginas 32, 33, 34
E.E.E.F.M. Alcides Carneiro
Aluna Tânia de Fátima P. Costa
Turma: 2º. C Turno Noite

Victor disse...

Wicca
Um movimento que tem pode ter iniciado com os celtas, hoje descaracterizado pelo pluralismo religioso conservado apenas por alguns adeptos que muitas vezes não passam de iniciantes buscando o lado sensual de suas reuniões. A mais curiosos do que seguidores. Associado ao satanismo, a Wicca, ganha espaço de destaque no cenário medieval quando a igreja católica eleva a Bruxos o cargo de seus opositores. Muitos viraram bruxos sem mesmo saber de que eram acusados. Ou você era católico ou Bruxo. Havia também o peso. Se alguém pesasse mais que a Bíblia era considerado Bruxo. Tais idéias levaram o tema a repercutir de uma forma grandiosa em toda a Europa. Hoje a Wicca não passa de símbolos até cômicos que servem de merchandise para lojas de produtos de Wicca. Até grifes já assumiram uma postura favorável a venda de produtos com tal seguimento não, é claro, fazendo parte do movimento e sim entrar no comércio. E deu certo essa mágica. Porém, ainda que não seja para culto, a Wicca em si. Seus princípios são o mesmo. A idéia de se atingir objetivos por meio de ocultismo. Ocultismo esse que leva as pessoas a buscarem o lado negro das forças sobrenaturais.
Manifestações sobrenaturais sempre existiram, principalmente da parte de Deus. Porém sobre sua autoria e poder. E tudo feito foi por seu poder. Mas o homem busca obter poderes além dos que deus determina e aí que mora o perigo pois, muitos buscam nas sombras tais poderes. E passa entrar no mundo das sombras onde o caminho, só Deus sabe onde vai dar.

Wicca
Lima, Vivi Fernandes de
In.: Revista de História da Biblioteca Nacional
Ministério da Educação PNBE PERIÓDICOS 2010 – Ano 5 nº. 56
Páginas 31, 32, 33,
E.E.E.F.M. Alcides Carneiro
Aluna: Luiz Victor Lima Ramos
Turma: 2º. C Turno Noite