VOCÊ ESTA VISITANDO O BLOG DO PROFESSOR KLEFFERSON FARIAS

quinta-feira, 8 de abril de 2010

A sangrenta história da conquista da América Espanhola

Frei Bartolomé De Las Casas, testemunhou a "destruição do paraíso", e surpreendentemente registrou de forma simples e direta o que presenciou e considerou desumano por parte dos espanhóis. morreu aos 92 anos de idade(1474-1566), lutou incansavelmente contra a exploração dos índios na América espanhola. fez dezenas de denúncias, protestos, pedidos, exigindo que os indígenas fossem encarados como verdadeiros "possedores y proprietários de aquellos reinos e tierras". Como vitorioso comemorou a proibição legal de 1542, que praticamente enceraram o sistema das "encomiendas" e combateu a idéia da "serividão natural" dos índios defendida por Juan Gines de Sepulveda. 
Para Las Casas a América era "a mais bela e rica parte do mundo", uma reminescência do paraíso terrestre, e os índios seus habitantes, seres humanos, inteligentes, audazes e belos". Em sua opinião extremada garantia poder assegurar "com certeza e sem medo de errar que os espanhóis jamais tiveram uma guerra justa contra os índios", senão que eram todas provocadas "pela ganância, luxúria, cegueira desses cruéis conquistadores". Os massacres, as terras roubadas e usurpadas, o trabalho estafante e obrigatório ao qual os indígenas eram forçados indignavam profundamente Las Casas. 
O texto escrito por este homem de alma nobre, que radicalmente combateu a exploração dos índios da América é indubitavelmente chocante. e disponibilizarei neste espaço um capítulo do livro O Paraíso Destruído: A sangrenta História da conquista da América Espanhola. Frei Bartolomé de Las Casas; tradução de Heraldo Barbuy. 2 ed. Porto Alegre: L&PM, 2008. 168 p.: 18 cm--(Coleção L&PM Pocket)

3 comentários:

roberta disse...

nossa! que rapido o senhor professor ja colocou sobre a conquista da america espanhola...hoje mesmo falou sobre isso la na sala do mega, rsrsrs.
o senhor foi rapido...
e eu como to sempre aqui no seu blog ja vim conferir as novas ne ^^
ass: roberta (mega status /atarde)

Klefferson disse...

esse material é muito bom. pARABNESSSS

Anônimo disse...

maneiro ai moço. tudo de bom esse assunto