VOCÊ ESTA VISITANDO O BLOG DO PROFESSOR KLEFFERSON FARIAS

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A selvageria do Imperialismo norte-americano


Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Guerra do Vietnã foi o conflito com a maior duração até hoje, havendo dois períodos entre ela, ou seja, o primeiro, quando as forças nacionalistas vietnamitas, levadas à frente pelo Viet-minh (Liga da Independência do Vietnã), derrotaram as tropas francesas nos anos de 1946 a 1954, e a segunda, quando uma frente entre nacionalistas e o Partido Comunista, o Vietcong, enfrentaram o Exército dos EUA entre 1964 e 1975.
O Vietnã localiza-se na região da Indochina, entre a Índia e a China, onde estão localizados também outros dois países, o Laos e o Camboja.
Desde 1883 a península asiática foi uma colônia do imperialismo francês até a ocupação do imperialismo japonês entre 1941 e 1945. . No entanto, com a derrota do Japão e o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, a França novamente tentou ocupar a área e conter a revolução em marcha que havia derrotado os japoneses.
Durante a ocupação japonesa, se iniciou uma organização de guerra de guerrilhas formada pelo Viet-Minh, em 1941, que era o braço armado da revolução indochina. O nome Viet-Minh refere-se ao líder nacionalista Ho Chi Minh, também fundador do Partido Comunista Indochinês, em 1930.
À cabeça da revolução, o Viet-Minh avançou sobre os japoneses e ocupou a capital Hanói, declarando independência do Norte vietnamita.
Diante desta situação, os franceses se viram obrigados a impedir a independência do Norte, então o General Leclerc foi incumbido de reconquistar a região.


Leia mais aqui.............

A Guerra do Vietnã, como o conflito mais sangrento desde a Segunda Guerra Mundial, não foi o mais terrível apenas pelo seu tempo de duração ou pelo envolvimento direto da maior potência imperialista, mas principalmente por ter revelado as contradições do regime capitalista e a completa decadência e conseqüente selvageria do capitalismo mundial.

Para ler sobre a derrota do Exercito Americano click no link abaixo
fonte: http://www.pco.org.br/revista_digital/junho.htm

Nenhum comentário: