VOCÊ ESTA VISITANDO O BLOG DO PROFESSOR KLEFFERSON FARIAS

quarta-feira, 10 de março de 2010

A Idade Média - O nascimento do ocidente

Ana Lúcia Pereira da Silva, discute em artigo a obra "A Idade Média: Nascimento do Ocidente", do professor da Universidade de São Paulo, Hilário Franco Júnior.



Por Ana Lucia Pereira da Silva*
“... a civilização medieval, apesar de limitada materialmente segundo os padrões atuais, dava ao homem um sentido de vida. Ele se via desempenhando um papel, por menor que fosse de alcance amplo, importante para o equilíbrio do universo. Não sofria, portanto, com o sentimento de substituibilidade que atormenta o homem contemporâneo.“ (Hilário Franco Junior).

A obra A IDADE MÉDIA: NASCIMENTO DO OCIDENTE, do professor de História Medieval da Universidade de São Paulo, Hilário Franco Júnior, editora Brasiliense, com sua primeira publicação datada em 1986, atende aos seguintes objetivos: suprir a necessidade do leitor brasileiro sobre o tema, oferecer ao leitor o instrumental necessário para iluminar o passado como resposta e compreensão do presente, além da busca do equilíbrio entre as informações e interpretações com a presença de informações que elucidem o leitor ocidental que, embora esteja no século XXI, muito herdou desse período em todas as esferas que o rodeia (nos patrimônios cultural-econômico-acadêmico-político-linguístico-material). O texto divide-se em nove capítulos, abarcando os principais aspectos da fase histórica analisada, com a presença de quadros e orientação de pesquisa para leitores que, necessariamente, não têm formação específica em História ou no Período Medieval.  leia o texto integral clicando Aqui

Nenhum comentário: